quarta-feira, 30 de junho de 2010

Humanos graças a Deus

Deus não deseja que sejamos anjos e sim humanos


 


 

Versículos da Bíblia

Hebreus 4:15 - Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão.

Hebreus 2:16 - Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo.

Texto explicativo

Há cristãos que pensam que devem comportar-se como se fossem anjos; eles se comportam como seres celestiais. Aos olhos de Deus, um viver assim é anormal. Anjos são anjos, homens são homens. Deus não quer que Seus filhos imitem os anjos; pelo contrário, o que Ele deseja é que seus filhos sejam muito humanos. Todos os membros da igreja devem possuir uma humanidade genuína. Por esta razão Efésios, um livro cujo tema é a igreja, fala das diferentes relações humanas: a relação entre marido e mulher, entre filhos e pais, e entre escravos e amos. Se queremos experimentar uma vida de igreja apropriada, devemos levar uma vida humana adequada; não podemos negligenciá-la jamais.

O Cristo que recebemos e ganhamos não é um anjo ou qualquer outro ser celestial, a não ser um homem-Deus. Foi como um homem na carne, que Ele se entregou por nós. Além disso, como homem Ele pode envolver-se em nossas circunstâncias e satisfazer nossas necessidades. Ele assumiu nossa natureza humana a fim de ser como nós. Agora Ele vive em nós como nossa vida e como nossa pessoa com o fim de manifestar-se a partir de nosso interior. Quando uma pessoa toma Cristo como sua pessoa e se submete a quem quer que ela precise estar submissa, sua submissão será gloriosa, estará cheia da realidade do Cristo que se expressa dentro de si. Manifestar a Cristo desta maneira é possível graças a Ele que se entregou por nós na qualidade de homem-Deus.

Portanto, não precisamos imitar os anjos, pois somos humanos e, como tais, estamos sendo conformados a Cristo. Ser conformados a Cristo é diferente de fazer uma imitação Dele. Uma imitação é algo exterior, mas ser conformado a Cristo implica em obter uma realidade interior onde Deus se expressa em nossa humanidade. Interiormente somos espirituais mas também somos humanos. É preciso lembrar que Cristo é Deus, mas também é homem. Por isso, como cristãos, devemos nos relacionar com Deus e com os homens como seres espirituais e como seres humanos. Não tem nenhum sentido alguém tentar ser espiritual sem levar em conta a sua natureza humana. Como seres humanos , temos valores, virtudes, deveres e responsabilidades que nunca devem ser negligenciadas. Caso contrário a nossa fé estará na contra-mão do homem-Deus, Jesus. Não queira ser um anjo; seja antes um ser humano que vive no espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário